domingo, 13 de janeiro de 2008

Consciência

Estes dias já me deparei com várias situações que englobam a fortuna que é um cêntimo, sim aquelas moedas que estragam as máquinas de lavar roupa, que nunca temos na carteira e que, afinal, servem para acertar as contas.
Hoje, por exemplo, pediram-me um cêntimo para me darem o valor "arredondado"... e eu menti descaradamente dizendo que não tinha, tendo sempre umas dezenas de moedas microscópicas no "mealheiro" do carro a uns 50 metros de distância...
Sim, foi assediado pela "preguicite" dos sapatos e pela justificação de não valer o esforço... Lá fiquei com 1 cêntimo a mais mas com um peso (leve!) na consciência, peso esse que só foi ultrapassado uns minutos depois quando - na mesma empresa, recebi um cêntimo de troco e "recusei-me" a levanta-lo.
Tudo isto para demonstrar que 1 cêntimo pode fazer a diferença, quanto mais não seja na consciência.
Neste momento, só me dá vontade de enviar todas as centenas de moedas de 1 cêntimo que andam espalhadas pela casa para uma daquelas organizações que pedem que lhes enviem 1 cêntimo... para conseguirem fazer "grandes" milagres.
Se vou fazê-lo?! Talvez,... dependendo do peso que o cêntimo tiver na consciência.

10 comentários:

Marias disse...

Ainda bem que para muitas consciências um cêntimo ainda faz a diferênça. Ainda bem que te livrasre deste "peso" na consciência.
É que é nos pequenos actos que se veêm os valores humanos, e a quem lhe pesar uma moeda tão microscópica na consciência é porque de facto tem consciência. E depois...grão a grão enche a galinha o papo.

Beijinhos

Maçã com Canela disse...

LOLOL

é com pequenas moedinhas que se faz um grande mealheiro..
Eu cá por caso tenho um porquinho azul com estrelinhas amarelas.... comprei porque ficava bem na decoração eheh mas a verdade e que todas as moedinhas pequeninas vão para lá... não me atrevo a abrilo tão depressa... só quando pesar muito.... lolol

beijinhos

Manuel Damas disse...

A isso chamo canastrice!
Mas com esse peso...
:P

Som do Silêncio disse...

Mas que malandrice...
:)

Beijo terno

Rosa Maria disse...

Eu penso que não há casa que não tenho um recipiente onde se vão depositando as maçadoras moedinhas de 1 e 2 centimos.
As de 5 se pensamos em escudos são 10 e portanto lá me vou livrando deles.

Ai que saudades do Escudo...

Beijinhos

eu disse...

sabes que ao ver um cêntimo, lembro-me sempre daquele reclame da cilit bank??? sim?! aquele detergente milagroso que limpa tudo... ainda o vou experimentar um dia destes...
e se o pagasse com as moedas de um cêntimo... bem no mínimo deixava alguém louco :))
só me dás ideias.)
beijo

MIMO-TE disse...

O importante é a consciência! :)

Miminhos

~ Marina ~ disse...

Mas, perdoa-te, és humano!
Gostei do teu texto: simplesmente inteligente.

Beijos!

Ka disse...

loool

de vez em quando lá esvazio a carteira de todos os cêntimos que andam para lá perdidos (credo estas moedinhas irritam...) e ponho-as todas numa lata grande e redonda mas ainda não tive coragem de fazer qualquer coisa com aquilo :S
Pde ser que a lata me pese também na consciência :)

Beijinho

ps - vm cá parar via Luísa e gostei :)

Olá!! disse...

Estragam a máquina????
Posso dizer que uso os cêntimos todos, até ao último, mas, se a causa for boa, também largo alguns...